Pages

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ailton Cezarino fala sobre porque se filiou ao PDT e das eleições de 2012 em Itiruçu.


Itiruçu-OnLine: Uma rápida história de Ailton Cezarino, político e cidadão, conte a sua pra gente?

Bem casado, pai de três lindas meninas, filho dedicado, honra a família, homem de Fé no Criador, sincero, ético, leal, amigo, emotivo, sensível, amante do direito, da política e da leitura, advogado e exerce a função de Chefe da Auditoria na Assembléia Legislativa, já foi vereador, vice-prefeito, prefeito.

Itiruçu-OnLine: O senhor sai do PSDB e entra no PDT. Qual o motivo da troca?

Não houve troca de partido e sim uma nova filiação vez que estava sem ser filiado e o homem público não deve estar distante do mundo político e neste mundo, é condição essencial a filiação partidária.

Escolhi o PDT por ser um Partido de história e de serviços prestados ao país, desde a época do saudoso trabalhista e Governador Leonel Brizola, que deu seguimento ao trabalho do eterno Presidente Getúlio Vargas e tendo homens de grande atuação na vida pública da atualidade, como aqui na Bahia, o Deputado Marcelo Nilo, Presidente da Assembléia e que, com certeza ocupará o Palácio de Ondina no futuro, o qual acompanho politicamente desde os idos de 1985, além de ser um partido que sempre teve um papel de luta em prol de atividades sociais, da democracia e do trabalho. Mas também sempre fui um aliado do PDT em Itiruçu, desde sua fundação e o 12 é um número forte e será mais ainda no ano que vem “2012”.

Itiruçu-OnLine: Como se resolveu essa sua ida para o PDT? Há a pretensão da sua candidatura?

A liderança do Deputado Marcelo Nilo, figura maior do partido na Bahia em acordo político com a Executiva Estadual do Partido e o Dep. Euclides Fernandes, vez que o partido pretende disputar as eleições de 2012 em todos os municípios que tenham condições de ganhar o pleito e Itiruçu é um deles. Logo, o grupo político ligado a Marcelo Nilo tem nomes que se filiaram e se filiarão ao PDT com vistas as eleições de 2012 e assim, a direção estadual preferiu entregar o Partido a quem se filia a agremiação e pode colocar o partido na condição de ter candidatura própria.

Itiruçu-OnLine: O senhor pretende disputar as eleições municipais de 2012?

Como dito, a idéia principal é que o PDT tenha candidato próprio nas eleições de 2012 até por que faz parte da base aliada ao governo do estado e o governo tem interesse em fortalecer o PDT e nosso nome, ligado ao Dep. Marcelo Nilo, grande liderança na BAHIA, está a disposição do partido e do nosso grupo, para depois buscar apoio juntos aos demais partidos de oposição. É muito cedo para se definir nomes.

Itiruçu-OnLine: Que avaliação o senhor faz das gestões Petistas no estado?

O Governo de Jaques Wagner é o melhor que a Bahia já teve; o do Presidente Lula, não precisa comentários, jamais será esquecido e o da Presidente Dilma tem tido excelente êxito, haja vista a aprovação por parte de quase 70% da população.

Na esfera municipal, vários municípios são muito bem avaliados, como em Maracás, o que demonstra que merece nossa aprovação nestas localidades.

Itiruçu-OnLine: Avaliando a atual gestão do PT em Itiruçu?

Segundo os números divulgados recentemente por levantamentos internos, infelizmente, não se enquadra nas avaliações citadas acima, demonstrando ser uma das piores administrações petistas do Estado e olhe que a administração é melhor avaliada do que a da pessoa do prefeito, mas ambas foram as piores entre todos os governos que já passaram por Itiruçu nos últimos 20 anos, tomando por base o mesmo período. Entretanto, não precisa números. A olhos nus, Itiruçu sente isto, o que nos decepciona e muito, pois queríamos uma administração que melhorasse ainda mais a imagem e a situação do município como do nosso povo.

É triste quando chegamos a qualquer lugar na Bahia e a referência da cidade e do prefeito não é boa.

Só para exemplificar, Itiruçu é muito conhecido pela festa de São Pedro. Lamentavelmente, este ano foi o pior São Pedro da nossa história, muito embora foi o que mais se gastou, inclusive a Câmara está investigando e me parece que já foi até denunciado. Se não fosse o Forró Coffe, ninguém viria para a cidade e constatamos na prática, pois vimos a Praça vazia, onde até motos estacionaram durante a noite, conforme publicação, o que prova o esvaziamento do evento.

Itiruçu-OnLine: Como o senhor se sente em ter apoiado o atual gestor municipal? E porque não deu certa essa aliança?

Diante da situação em que nos colocaram em 2008, não tinha outra alternativa, senão tomar o caminho que tomamos, pois homem público não pode ficar em cima do muro, e aí indicamos o vice, que lamentavelmente o Prefeito não soube dar o valor que Paulinho tem, diante da lealdade e da garra que possui. Todos erramos em 2008,e de minha parte, com humildade, peço desculpas a minha terra, e em política, se conserta o erro cometido apenas na eleição seguinte, onde faremos o dobro que fizemos para colocá-lo, agora no intuito de não permitir que Itiruçu continue no comando de alguém que enganou a população e em lugar de “Itiruçu eu gosto de você”, está provando que em nada ele ama esta terra.

A razão principal do rompimento, do qual esperamos por muito para assim agir, é que o povo de Itiruçu, com a efetiva e decisiva participação nossa, elegeu um prefeito que não repete em pé o que fala sentado. Na política, como na vida privada, o homem tem que cumprir com suas palavras, pois se assim não agir, seu futuro é curto neste campo, e principalmente, em nada cumpriu com o plano de governo apresentado na campanha.

Hoje o Prefeito não é acreditado por ninguém em Itiruçu nem no Governo do Estado. Prometeu votos a tantos deputados e deu a menor votação que um Prefeito conseguiu para um Deputado nos últimos 30 anos. Mesmo tendo o Deputado mais votado no município, mas só conseguiu 21% dos votos para federal, enquanto que em 1994, 1998, 2002 e 2006 os prefeitos de então conseguiram até 41% dos votos para os nomes que apresentavam. Este resultado é sinal de que a população não confia na sua pessoa, pois, somados, só teve os votos de quem trabalha na administração e de quem estava recebendo favores da prefeitura.

Com nós do grupo, antes de firmamos acordo, no Gabinete do Governador, com a presença do Presidente da Assembléia e do então Secretário de Relações Institucionais do Governo, hoje Dep. Rui Costa, este em nome de Jaques Wagner, o candidato de 2008 firmou compromissos que traiu assim que foi eleito, cujo ato o tornou conhecido como o maior “traidor” da politica recente da Bahia. Desafio ele provar o contrário do combinado naquela época.

Nunca houve troca de conversas com interesse pessoais e sim de grupo político. Jamais o prefeito nos prometeu nada nem pedimos algo para que formasse a aliança. Apenas relações institucionais e programáticas.

Logo, pessoas como estas, não podemos continuar ao lado, e assim se deu o rompimento, aliás, não foi apenas com nós, mas com muita gente que já o acompanhava há tempos. E quem foi contra, dificilmente se juntará a ele, já que se tornou desacreditado.

Itiruçu-OnLine: Que rumos o senhor vislumbra para as oposições no município, a partir de agora, uma vez que não poderá firmar alianças com PT?

Como dito, o PDT terá candidato próprio e, sem personalizar ou impor candidatura, estamos prontos e achamos viável uma candidatura única das oposições, muito embora a realidade de Itiruçu já se vislumbra uma disputa entre tres opções com reais possibilidades de disputa, diferentemente do passado. Entretanto, volto a afirmar, temos que ter a maturidade de homem público e compromissado com os interesses do município e não pessoais, para que possamos encontrar um caminho de construir nomes que formem uma só candidatura.


Itiruçu-OnLine: O senhor afirma uma aliança com o ex-prefeito Wagner Novaes?

O ex-prefeito tem serviços prestados a comunidade e nós também, assim como o atual Prefeito e é justamente por esses motivos que acredito que todos os tres possam se lançar candidatos, vez que, em épocas passadas, quando havia um terceiro nome, carecia àquele postulante o serviço para o povo, muito embora sempre foram nomes de alta qualidade e respeito.

Entretanto, ainda não há compromissos no sentido de união entre nosso grupo e o do ex-prefeito. Conversamos, pois somos pessoas educadas e comprometidas com o melhor para Itiruçu, e quando está em jogo nossa terra, as desavenças pessoais somem em lugar de entendimentos, pois Itiruçu é maior do que nós.

Itiruçu-OnLine: Como o senhor desenha o PSDB nas eleições de 2012?

Não posso falar pelo PSDB. Já não mais o integro.

Itiruçu-OnLine: Se Enzo Tenise for candidato poderá ter seu apoio?

A princípio, repito, o PDT terá candidato próprio e ele pode ser o candidato do Partido, logo, o convidamos para que se filie ao 12. Enzo é um dos homens mais sérios e íntegros que conheço. Temos uma relação pessoal que jamais deixamos ser contaminada por questões outras, inclusive a política. Separo uma das outras. Sempre reconheci e agradeço sua real importância no processo político de Itiruçu, onde sempre estivemos um ao lado do outro. Apenas em 2008 nos separamos, momentaneamente, muito embora digo, se a situação fosse inversa, jamais o abandonaria.

E quero aqui revelar um fato. Em 2008, quando o então candidato do PSDB renunciou, conversei com amigos, minha família e ele, e sendo Enzo o escolhido na substituição, mesmo diante daquela situação toda, nosso voto seria dele e certamente poderíamos fazer uma nova chapa, o que mudaria toda aquela realidade.

Assim, não tenho objeção alguma ao nome dele e acho que ele saberá montar, no momento certo, no cavalo que sempre passou e passará selado na sua porta.

Itiruçu-OnLine: Há boatos na impressa local que o senhor não pode ser candidato, isso é verdade?

É a MAIOR MENTIRA que estão soltando. A não ser a vontade de Deus, nada do ponto de vista legal, me impede em ser candidato. Não existe nenhuma decisão que me impeça de postular uma candidatura. Minhas contas foram todas aprovadas, seja pelo TCM ou pela Câmara. O que o TCM julgou recentemente, condenou o município a devolver recursos para outra conta e não a minha pessoa, pois não houve crime algum. O que tenho que pagar é uma multa e ainda pode ser revogada pois recorri de ambas as decisões.

Então, quem fala isto ou não entende de justiça ou tem a intenção de soltar boatos falsos, ou seja é mentiroso. Se pretenderem criar embaraços no futuro, responderão judicialmente pelo ato que praticarem, pois se estudei para defender os outros, imagine se não sei defender a mim próprio?

Itiruçu-OnLine: E as criticas da atual gestão a anterior no caso a sua, como encarar tudo isso?

Desleais, infundadas e injustas. Acho que eles deveriam é reconhecer o que de bom deixamos para administrar, iniciando por dar reais condições de chegarem ao cargo que chegaram, pois, se não fosse nós, uma coisa é certa, não chegariam. Obras e mais obras com dinheiro em conta ou programado para fazer, como a Creche, o Estádio, os aparelhos de Raio X e lavanderia do Hospital, e muito mais.

Itiruçu-On Line: Sabemos do seu carinho pelos Itiruçuenses, gostaria de deixar uma mensagem para seu povo?

Itiruçu, minha terra. A cidade onde nasci, cresci, moro e mantenho família, relações profissionais e patrimoniais e políticas.

O seu povo é hospitaleiro, humilde e trabalhador. Merece uma administração que verdadeiramente goste da cidade e que promova desenvolvimento, que tenha sensibilidade com as pessoas, que não permita que tantos filhos vão embora.

É por tudo isto que peço a Deus que oriente a todos nós para que possamos saber trilhar um caminho de respeito e de compromisso para Itiruçu.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postura do senhor ex- vereador-prefeito, um grande homem público tai assim que se faz meu amigo?

    ResponderExcluir